Section : Doenças de pele

Acne (espinhas da adolescência) (Português)

Acne Vulgaire

Acne

Qual é a causa da acne?

  • A acne é uma doença que se desenvolve nos folículos pilosos e também nas glândulas sebáceas. Embora estas glândulas estejam distribuídas por toda a superfície corporal, apenas algumas regiões, como o rosto, peito e costas são afetadas. A substância oleosa produzida pelas glândulas sebáceas é chamada de sebo e aparece logo após a puberdade. A acne ocorre geralmente durante a adolescência, mas pode começar aos vinte ou trinta anos.
  • Há várias causas para a acne. Uma teoria é que, quando os níveis hormonais masculinos aumentam durante a puberdade, a pele da pessoa susceptível à acne responde a esta estimulação, produzindo mais sebo. Não se sabe por que algumas pessoas produzem mais sebo, mas quando isso ocorre, as glândulas se obstruem. Isto leva à formação de pústulas – pontos brancos ou microcistos e pontos pretos. Numa minoria de casos, a acne não progride.
  • Na porção mais profunda do folículo piloso e sob a tampa da glândula sebácea, as bactérias que aí se encontram liberam substâncias químicas que agem no sebo: a liberação de liberação de outras substâncias química. Estas substâncias levam a uma inflamação do folículo piloso e em torno disso chega-se à espinha. Inchaços grandes e dolorosos chamados de nódulos e cistos podem, então, se desenvolver e conduzir eventualmente à formação de cicatrizes. Essas cicatrizes podem ser deprimidas ou, ao contrário, ser endurecidas e salientes.

Ideias e preconceitos?

  • “o chocolate e os alimentos gordurosos causam acne”:  isso é muito controverso. É o óleo no pelo da pele que provoca acne, não os alimentos em seu estômago.
  • “O sol melhora a acne”:  não há nenhuma evidência dessa afirmação.
  • “Acne piora se eu não lavar o rosto”:  a sujeira não causa acne.
  • “A acne é causada pela atividade sexual muito intensa”:  graças a Deus, isso não é verdade!
  • “A Masturbação causa acne”:  um puro mito.

O que devo fazer se tiver acne?

  • Consulte um dermatologista, o mais rápido possível. Esperar que a acne “passe”pode vir a ser um grave erro, pois os tratamentos médicos são eficazes e podem melhorar sua aparência e prevenir o desenvolvimento de cicatrizes graves e permanentes.

Como é tratada a acne?
a. Tratamento local

  • Pacientes que apresentam acne leve geralmente respondem bem aos tratamentos tópicos.  Isto inclui substâncias que contêm enxofre, resorcinol, peróxido de benzoíla, antibióticos (eritromicina e clindamicina) e derivados da vitamina A. Alguns cremes e loções podem irritar a pele, mas estes efeitos são geralmente temporários. Consulte seu dermatologista se esses produtos causarem excesso de vermelhidão ou irritação.

b. Tratamento oral 

  • Se a acne piorar e você tiver muitas espinhas inflamadas, apenas o tratamento local pode não bastar.  O seu dermatologista irá provavelmente prescrever antibióticos.
  • Independentemente do tratamento antibiótico, prescrito, é provável que o tratamento deve se estender por vários meses.

c. No caso de acne grave

  • Em casos graves, isto é, que não respondem ao tratamento convencional, ou quando as lesões da acne provocam nódulos císticos, é possível que seja prescrito um medicamento chamado isotretinoína.  Este medicamento é eficaz, mas tem muitos efeitos colaterais, sendo o mais grave a toxicidade quando administrado durante a gravidez.


Alimentação: pode causar ou agravar a acne?

  • Não há estudo científico conclusivo provando a influência da alimentação de qualquer maneira sobre a acne. Na grande maioria dos casos, não é necessário nenhuma restrição alimentar.


Como devo lavar o rosto?


  • Remova o óleo da superfície lavando o rosto com sabão neutro acompanhado por uma solução de limpeza medicada.

É bom espremer os cravos?

  • Geralmente, não é recomendado espremer os cravos, especialmente se forem profundos.  Os pontos esbranquiçados ou amarelados podem ser cuidadosamente perfurados para remover o conteúdo purulento. Se for aplicada uma pressão excessiva, o material irritado pode ser liberado na pele em torno do folículo piloso, o que pode induzir a formação de botões maiores e também cicatrizes.

Posso disfarçar (esconder) minhas lesões de acne?

  • É possível, mas aplique o mínimo possível de maquiagem e certifique-se que o produto  aplicado seja não-comedogênico (não favorece a formação de cravos). Remova o produto o mais rapidamente possível.
  • Posso usar cosméticos ou creme protetor solar se eu tiver acne?
As substâncias muito gordurosas podem agravar a acne. Use cosméticos não oleosos que não promovem a formação de cravos (não-comedogênicos). Procure aconselhamento na escolha de um produto.

© 2009

Colaboradores:

Dr. Christophe HSU – dermatologista. Genebra, Suíça

National Skin Centre. Cingapura

Introdução

English Français Español Italiano 日本語 Deutsch Tagalog


Category : Acné - Modifie le 09.4.2012Category : espinhas da adolescência - Modifie le 09.4.2012