Section : Pigmentação, hiperpigmentação e soluções

Pigmentação por melanina e cor da pele (Português)

  • Os pigmentos de melanina são responsáveis pela cor visível da pele, cabelos e olhos nos seres humanos. Embora o sangue na derme e pigmentos exógenos, como os carotenóides, possam contribuir para a produção de cores diferentes de pele, a variação da pigmentação da pele entre os vários grupos étnicos (isto é, negróides, asiáticos e caucasianos) é determinada principalmente pela quantidade do pigmento de melanina na epiderme. A melanina é produzida pelos melanócitos, células especializadas localizadas na junção dermo-epidérmica. O número de melanócitos não varia significativamente entre diferentes grupos étnicos De fato as pessoas de cor “preta” tem quase a mesma população de melanócitos, que indivíduos de cor branca (a diferença é devida à síntese de melanina (melanócitos) maior em peles mais escuras
  • A melanina desempenha um papel importante na estética. O vitiligo é uma doença de pele em que pode ocorrer uma total despigmentação local (resultado da destruição dos melanócitos) e que pode ter consequências importantes na vida social dos doentes, especialmente quando a doença afeta o rosto ou as mãos. Os distúrbios causados pela hiperpigmentação, como o melasma (cloasma melasma, ou máscara da gravidez) e sardas (efélides), são menos graves, mas o seu tratamento pode ser dispendioso e demorado. No entanto, interessantemente, a uniformidade da pele é uma tendência natural. Com efeito, nas civilizações ocidentais, faz parte dos padrões da moda ter um bronzeado enquanto na Ásia, por exemplo, é mais atraente ter a pele tão clara e homogénea quanto possível.
  • Os cremes despigmentantes (branqueadores) são amplamente utilizados nessas culturas para produzir uma cor de pele clara ou esbranquiçada. Apesar da ampla utilização (com ou sem receita médica), as informações gerais sobre os agentes branqueadores de pele, em termos de eficácia, segurança e outros fatores, são extremamente reduzidas. Isso leva ao uso de agentes perigosos, tais como sais de mercúrio, esteróides fortes bem como substâncias tomadas por via oral.
  • O propósito desta página e as ligações nela contidas é a disponibilização de informações científicas sobre a eficácia e a segurança de agentes despigmentantes, para ajudar os consumidores a escolher os produtos para o branqueamento da pele adaptados à sua condição de forma segura e eficaz.
  • Para mais informações sobre os cremes despigmentantes “tradicionais”, clique aqui.

© 2009

Introdução English Tagalog русский язык Deutsch 中文–漢語 日本語 Français Español


Category : Pigmentação por melanina e cor da pele - Modifie le 02.17.2011